NOTÍCIAS
Um empreendedor de sucesso com soluções sustentáveis
Quanto entrou na faculdade de engenharia civil na Universidade de São Paulo, aos 16 anos, João Marcello Gomes Pinto não tinha dúvida sobre a carreira que seguiria. Mas ao se formar, aos 22, não tinha certeza sobre os passos seguintes. Depois de passar dois anos trabalhando em outras áreas resolveu se especializar.
O fato de ter feito engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), uma das melhores do País, não deu a João Marcello Gomes Pinto segurança para realizar o sonho de empreender. "Me formei com 22 anos e precisava de um amadurecimento pessoal".
Decidiu, então, fazer mestrado na Alemanha. "Fui condecorado como melhor aluno da turma no final do curso. Meu trabalho era completamente técnico e tratava de geração de energia elétrica a partir de micro turbina a gás, inspirado por um professor indiano que era meu tutor".
Em 2007, Pinto fez curso na universidade mantida pela ONU em Tóquio. "Fiquei lá quatro meses estudando gerenciamento de riscos ambientais". Ao voltar para o Brasil, o jovem, então com 27 anos, se sentiu plenamente seguro para fundar a Sustentech Desenvolvimentos Sustentáveis.
"A empresa presta consultoria para a realização de projetos sustentáveis para empreendimentos que serão construídos ou reformados". Pinto conta que sua equipe acompanha os demais agentes do projeto durante a obra e orienta a aplicação de técnicas de sustentabilidade no canteiro de obras.
A Sustentech ainda prepara a documentação para comprovar, no final da obra, que o empreendimento é sustentável e está preparado para a auditoria de certificação. "Esses edifícios podem obter o selo Alta Qualidade Ambiental (Aqua), fornecido pela Fundação Vanzolini, e o Leadership in Energy and Environmental Desing (LEED), concedido por um órgão americano".
Segundo ele, quando optou por atuar na área de sustentabilidade considerou dois aspectos. "um dos motivos é que o setor da construção civil é o que mais gera impacto sobre o meio ambiente. Além disso, o mercado brasileiro estava começando a abrir espaço para práticas sustentáveis. Aproveitei essa brecha e fundei a empresa".
Hoje, com 32 anos, o empresário mantém 35 funcionários na sede de São Paulo. "Quatro deles são capacitados para credenciar com o selo LEED e dois auditores Aqua". A Sustentech acaba de inaugurar escritório no Rio de Janeiro e até o final do ano deve abrir outro no Nordeste. A empresa fechou 2011 faturando R$8 milhões e espera crescer 180% neste ano.
Pela sua experiência, Pinto avalia que para empreender com sucesso é prciso, em primeiro lugar, fazer o que se gosta. "Se a pessoa pensar só no lucro vai frustras muito. O resultado final é consequência de um trabalho que se faz com prazer". Ele também considera fundamental que o empreendedor seja realista e execute suas ideias. "Não basta ter ideias maravilhosas e não conseguir colocá-las em prática".
Fonte: Caderno "Oportunidades" - Jornal Impresso O Estado de São Paulo (domingo, 22 de Julho de 2012)